Zabbix x Software Livre

Não é mais segredo que muitas gigantes de tecnologia e de varejo usam ferramentas livres (AWS, UOL, Mercado Livre, Renner, Pão de Açúcar, etc).

Uma coisa é usar um Sistema Operacional e outra é usar uma plataforma como o Zabbix, que é mantido somente por uma empresa, apesar das dezenas de desenvolvedores, mas que ainda assim depende da comunidade para identificar BUGs e receber feedbacks.

Antes de mais nada, reflita por qual motivo você usa SL. Se a resposta for porque não há custo de licenciamento, pense que não é porque não existe licença que não haverá mão de obra para implantá-lo, onde em ferramentas pagas, na maioria das vezes, é tudo muito mais simples. Mas, se a resposta for porque você se identifica com o propósito do Torvalds, você não terá nenhuma dificuldade em usar o Zabbix.

Mas então do que esse post se trata? Simples, seja qual o for o seu motivo de usar o Zabbix, tenha sempre em mente que as melhores práticas do SL devem ser colocadas em prática para que você ou a empresa a qual você implantou o Zabbix possa usufruir da plataforma.

Algumas delas:

  • Use sempre as versão mais estáveis
  • Mantenha sempre o SO atualizado (Atualizado não é o mesmo que o mais novo, ok?)
  • Faça backups/snapshot das configurações que virão a ser alteradas SEMPRE
  • Ao identificar problemas, se possível, reporte ao desenvolvedor e/ou a comunidade para que outros não passem pelo que você passou

Atitudes como essa, fizeram do Linux o que ele é hoje e continuaremos a ter soluções para os nossos problemas tão boas quanto aos softwares pagos se mantivermos o mesmo sendo de coletividade.

Agora se você não se identificou com nada que eu escrevi acima e só precisa do Zabbix para substituir qualquer outra ferramenta, peça ajuda a um especialista pois além de você perder muito tempo, poderá não saber usar todos os recursos e executar os pré-requisitos que o Zabbix ou qualquer outra plataforma livre necessite.

Aproveitando, segue o links para o report de BUGs da Zabbix SIA.

https://support.zabbix.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: