Não é mais segredo que muitas gigantes de tecnologia e de varejo usam ferramentas livres (AWS, UOL, Mercado Livre, Renner, Pão de Açúcar, etc).
Uma coisa é usar um Sistema Operacional e outra é usar uma plataforma como o Zabbix, que é mantido somente por uma empresa, apesar das dezenas de desenvolvedores, mas que ainda assim depende da comunidade para identificar BUGs e receber feedbacks.
Antes de mais nada, reflita por qual motivo você usa SL. Se a resposta for porque não há custo de licenciamento, pense que não é porque não existe licença que não haverá mão de obra para implantá-lo, onde em ferramentas pagas, na maioria das vezes, é tudo muito mais simples. Mas, se a resposta for porque você se identifica com o propósito do Torvalds, você não terá nenhuma dificuldade em usar o Zabbix.
Mas então do que esse post se trata? Simples, seja qual o for o seu motivo de usar o Zabbix, tenha sempre em mente que as melhores práticas do SL devem ser colocadas em prática para que você ou a empresa a qual você implantou o Zabbix possa usufruir da plataforma.
Algumas delas:
- Use sempre as versão mais estáveis
- Mantenha sempre o SO atualizado (Atualizado não é o mesmo que o mais novo, ok?)
- Faça backups/snapshot das configurações que virão a ser alteradas SEMPRE
- Ao identificar problemas, se possível, reporte ao desenvolvedor e/ou a comunidade para que outros não passem pelo que você passou
Atitudes como essa, fizeram do Linux o que ele é hoje e continuaremos a ter soluções para os nossos problemas tão boas quanto aos softwares pagos se mantivermos o mesmo sendo de coletividade.
Agora se você não se identificou com nada que eu escrevi acima e só precisa do Zabbix para substituir qualquer outra ferramenta, peça ajuda a um especialista pois além de você perder muito tempo, poderá não saber usar todos os recursos e executar os pré-requisitos que o Zabbix ou qualquer outra plataforma livre necessite.
Aproveitando, segue o links para o report de BUGs da Zabbix SIA.