Elimine tarefas penosas

Com tanta tecnologia envolvida atualmente e com as tarefas com prazos curtos para serem executadas, acaba que o SysAdmin, de maneira geral, não tem tempo para estudar novas tecnologias e se atualizar com o que o mercado está exigindo. O ideal de um SysAdmin que deseja ter sucesso em sua carreira, é que ele não perca tempo com tarefas operacionais, ou o que chamamos de tarefas penosas.

Antigamente, os SysAdmins se permitiam a ter o prazer de executar determinada tarefa que levava um tempo considerável de seu dia a dia de trabalho. E muitos até gostavam disso. Porém, o mundo evoluiu. Ficar fazendo trabalho repetitivo não vai fazer você evoluir. O ideal é você tornar aquela tarefa repetitiva (penosa) em uma tarefa automatizada, que faça o trabalho penoso para você. Portanto, tudo que for tarefa operacional e você puder automatizar, faça isso. Se for uma tarefa que você não tenha previsão de executar em um intervalo curto de tempo, analise se vale ou não automatizar o que lá na frente não será usado. Nesse caso, é  perder tempo fazendo algo desnecessário. Para esses casos, faça o básico, usando ferramentas mais práticas e que você já tem domínio sobre elas.

Se você estiver resolvendo um problema novo ou inventando uma nova solução, essa tarefa não é considerada tarefa penosa. Então, vale a pena você já pensar em automatizar uma tarefa que pode tornar-se penosa lá na frente. Neste caso, vale até estudar novas ferramentas para usar uma solução mais sólida e que você poderá ir adicionando novos recursos ao longo do tempo e, por que não, de seu uso.

O que não falta para um SysAdmin hoje em dia é eliminar tarefas penosas. Portanto, para eliminar essas tarefas, você precisará de algumas ferramentas:

  • Básicas, mas que ainda podem ser úteis:
    • Shell Script
    • Cron
    • AWK, grep (e suas variações), sed etc.
    • Expressões regulares (isso você sempre vai precisar)
  • Mais voltadas para o mundo DevOps

Por que você deve eliminar tarefas penosas?

  • Estagnação na carreira
    • O progresso de sua carreira se tornará mais lento se você ficar executando tarefas repetitivas a todo instante ao invés de utilizar esse tempo para estudar novas tecnologias e propor soluções para sua empresa.
  • Baixo moral
    • Tarefas penosas em grande volume resultam em tédio e insatisfação. Pode confiar, muitos SysAdmins se sentem assim. Não seja mais um para essa estatística.
  • Produtividade baixa
    • Se você perder seu tempo executando tarefas repetitivas, você estará deixando uma tarefa importante em atraso.

Esse texto foi escrito baseado na leitura do capítulo 5 do livro Site Reliability Engineering.

Publicado por Janssen dos Reis Lima

Possuo mais de 20 anos de experiência na área de TI. Graduado em Sistemas de Informação pela FeMASS e especialização em Administração em Redes Linux pela UFLA. Apaixonado por tecnologia, procuro sempre me manter atualizado. Já escrevi livro, já plantei árvore e tenho um filho.

Um comentário em “Elimine tarefas penosas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: